Conheça a história que deu origem ao Centro Infantil Tia Nair

ORIGEM DO CENTRO INFANTIL TIA NAIR

Uma história de fé, empenho pessoal e consciência social de toda uma comunidade

Alguns fatos ocorridos na década de 1980 no Município de Valinhos foram determinantes para a fundação e existência, até hoje, do Centro Infantil Tia Nair.

  1. A comunidade cristã do Jardim Bom Retiro enfrentava problemas para realizar suas celebrações (missas) uma vez que a Diretoria do SESI, que, por 7 anos, disponibilizara suas dependências para esse fim, não poderia mais fazê-lo. Então, um grupo de cinco pessoas (Francisco Pedral de Santana – mais tarde eleito o primeiro Presidente da creche –, Alécio Brombal, Terezinha Reale, Angelina Omizzolo e Joaquim Dias) resolveu contatar a FEAC – Federação das Entidades Assistenciais de Campinas – para reivindicar o uso de uma casa de sua propriedade, localizada no mesmo bairro, com o intuito de transformá-la em Centro Comunitário. Nessa visita, realizada em 05.12.1980, os integrantes da comissão foram informados sobre a intenção daquela entidade em instalar, no local, uma creche ou outra instituição de atendimento a menores, como era o desejo de sua antiga proprietária, Sra. Nair Valente da Cunha, quando o doou à FEAC.
  1. Ao mesmo tempo – a partir das discussões feitas na 1ª Semana de Debates sobre a Saúde, ocorrida no período de 19 a 22 de agosto de 1980 –, a Divisão de Promoção Social da Prefeitura Municipal de Valinhos iniciou uma série de reuniões com as comunidades dos bairros que, entre outras coisas, reivindicavam creches para a cidade. Representantes do bairro Bom Retiro participaram de duas dessas reuniões, em 22.12.1980 e 14.01.1981.
  1. Concomitantemente, uma pesquisa estava senso realizada por alguns moradores do Bom Retiro junto à comunidade local para determinarem as necessidades do bairro e decidirem sobre o destino a ser dado à edificação localizada na Rua Antonio Nicolau, 84, exatamente aquela pertencente à FEAC. Entretanto, como a pesquisa não tinha caráter técnico, os dados colhidos não puderam ser considerados nas futuras decisões tomadas.
  1. Novos contatos com a FEAC, desta vez também com representantes do governo, impulsionaram a comunidade na viabilização do projeto da creche. Algumas comissões foram criadas: para elaboração das documentações necessárias ao registro da instituição; para pesquisa, planejamento orçamentário e compra de equipamentos; para análise da edificação e das adaptações necessárias no espaço físico; para a constituição de grupo de colaboradores.

Em 24.06.1981, foi declarada sua fundação e, também, eleita a primeira diretoria da creche (composta de Presidente, Vice-Presidente, 1 e 2º Secretários, 1º e 2º Tesoureiros, 3 membros efetivos e 3 membros suplentes do Conselho Fiscal e um Conselho Técnico composto por 3 membros: um da FEAC, um da Prefeitura Municipal de Valinhos e um da própria entidade).

Suas atividades tiveram início em 01.03.82, com a finalidade de promover ‘o atendimento às crianças de famílias – sem distinção de raça, cor, condição social, credo político ou religiosos – cujas mães necessitam trabalhar para ajudar na manutenção do lar, garantindo a elas um ambiente favorável ao seu desenvolvimento global.’. Esse atendimento era de natureza beneficente, educativa, cultural, com pretensões à promoção social de seus usuários.

Sua inauguração oficial se deu em 20.03.1982.

Nessa época, o Centro Infantil Tia Nair

  • atendia a 40 crianças;
  • contava com 13 funcionários, sendo 7 remunerados pela entidade, 4 remunerados pela Prefeitura Municipal de Valinhos, 1 patrulheiro que trabalhava meio período e 1 enfermeira que atuava como voluntária;
  • era mantida por meio de verbas oriundas
  1. da FEAC (anual),
  2. da prefeitura Municipal de Valinhos (pagamento de 4 salários – da Assistente Social, do Auxiliar de Escritório, da Professora e do Vigia) –,
  3. de 488 associados, pessoas da comunidade que contribuíam desde maio de 1982, e  
  4. de promoção de eventos para arrecadação de fundos.

(Dados colhidos em documento de 18.05.1982, dos arquivos do Centro Infantil Tia Nair)

O Centro Infantil Tia Nair está localizado no bairro Bom Retiro, zona periférica do municipio de Valinhos.

O Bom Retiro originou-se do desmembramento da antiga fazenda São José. Em 1964, a construtora Lix da Cunha desapropiou a fazenda para nela construir um conjunto habitacional de 'casas populares' entregues, depois, a moradores da cidade que se inscreveram na prefeitura e, por meio de sorteio, foram contemplados. 

A creche atende crianças na faixa etária de 04 meses a 3 anos e 11 meses, prioritariamente as oriundas de famílias cujas mães necessitam trabalhar para ajudar na manutenção do lar.

Com essa prestação de serviços, a entidade tem por finalidades garantir um ambiente favorável ao pleno desenvolvimento das crianças e dar assistência às famílias.